15 Coisas que Aprendi Em 15 Anos: O Meu Aniversário

Hoje faço 15 anos. E que 15 anos...Muita coisa aconteceu e espero que muitas mais venham. E estou tão agradecida. Tanto. Por tudo o que sou, por tudo o que conquistei e por tudo o que aprendi. Aprendi muito. Com muitas quedas e com muitos erros. Mas aprendi. E obrigada!

E como vossa amiga, venho hoje partilhar 15 Coisas que Aprendi Em 15 Anos!

1º- Aprendi que a vida é demasiado curta para tentarmos ser uma pessoa que não somos. Para ser uma pessoa que as pessoas exigem que sejamos. Tento tanto orgulho em mim. E não tenho medo de o dizer. E isso faz-me não ter medo de mostrar o verdadeiro ser que se esconde por baixo deste corpo. 

2º- Aprendi a ser grata. A dar valor à vida que tenho. A perceber que o simples facto de existir é o mais puro dos milagres. Não sei a quem agradeço. Mas estou eternamente grata a quem me deu a oportunidade de viver cada dia. E fazer desse dia sempre o melhor.

3º- Aprendi a perdoar. Embora seja tão difícil entender, por vezes, que as pessoas não são perfeitas (quem diria?!), percebi que todos nós falhamos, que todos somos seres humanos, e que todos merecemos oportunidades de melhorar, cada dia. Incluindo eu.

4º- Aprendi a amar. Amar tudo e todos intensamente e incondicionalmente. E amar salvou-me. Amar deu-me força e fez de mim um ser humano realizado. Amar deixa-me viva. 

5º- Aprendi a apreciar a simplicidade. Aprendi a valorizar os pequenos detalhes, os pequenos sorrisos e os pequenos tesouros. E isso fez de mim uma pessoa muito mais feliz. 

6º- Aprendi a respeitar-me. Embora me esqueça, às vezes, só consegui respeitar os outros, depois de me respeitar a mim mesma. É um processo que inclui também o de me amar, mas vamos aos poucos.

7º- Aprendi a melhorar-me. Aprendi a entender que eu escolho quem sou. E eu quero ser melhor. E vou fazer por isso.

8º- Aprendi que sonhar é perigoso. Mas que sonhar nos leva para onde quisermos. Que tudo parte de um sonho. E que às vezes, só às vezes, eles se realizam. Mas se existe essa hipótese, então temos de fazer tudo para que aconteça!

9º- Aprendi que vou errar sempre. Que vou cair muito. Que é inevitável. Mas que faz parte do caminho. E que sem isso, não aproveitaríamos da mesma maneira as vitórias.

10º- Aprendi a dar sempre o meu melhor. A dar tudo quanto possa de mim. Só assim me sinto completa. E mesmo que não seja suficiente, eu saberei que fiz tudo. E isso para mim basta.

11º- Aprendi que são as pessoas que tenho à minha volta que me fazem a rapariga mais feliz do mundo. São eles que me preenchem. São eles o resultado de tudo o que sou. Eles são tudo. E não me posso esquecer de lhes dizer.

12º- Aprendi a viver no presente. Aprendi que todos os momentos são únicos e que o "agora" será muito melhor do que o passado alguma vez será. Porque esse já foi e não dá para alterar. O "agora" sim. E como é bom...

13º- Aprendi a dizer "desculpa". Aprendi a deixar de ser orgulhosa nas alturas necessárias (nem sempre, mas nós vamos tentando). Porque, às vezes, isso basta. Às vezes, basta tão pouco...

14º- Aprendi a olhar nos olhos. Aprendi que nada é mais íntimo que isso. O olhar traz consigo tantas coisas, tantos receios e tanta rebeldia. Às vezes, não consigo. E por isso continuarei a aprender.

15º- Aprendi a sorrir para a vida. E isso mudou tanta coisa. Sorrir porque sim, sorrir porque faz bem, mas sorrir porque quero. Porque me deixa poderosa, porque sorrir me dá força. E sorrir mesmo quando não é fácil. E sorrir a chorar também, mas SORRIR! SORRIR, SORRIR E SORRIR! Não para a foto, nem para os olhares, sorrir por mim e para mim. Porque nunca foi preciso muito...

E ainda em processos e melhorias, esta sou eu. E entretanto vou andando por aí, a tropeçar numas pedras e a construir uns castelos. 

Estas foram só algumas lições que tirei dos meus 15 anos de vida. E ainda me falta tanto, aprender tanto, viver tanto, mas por agora isto basta. Porque agora, esta sou eu!

Feliz Aniversário, Desbookada!


Comentários