10º, 16 e 3 anos de blog

Olá. Eu sou a Marta. Tenho 16 anos. Acabei o 10º ano. E o meu blogue faz hoje 3 anos e 17 dias de existência.

O meu ano letivo foi de loucos. O que por si só o torna provavelmente o meu preferido.
Escolhi "Ciências e Tecnologias", o que contribuiu na maioria para o estado de loucura assistida.
É realmente um curso que requer MUITO esforço e dedicação, vários sacrifícios e uma ótima gestão de tempo. Despendi 24h do meu dia, durante 9 meses, a pensar e a viver nele e acabei o 3º período estoirada.
Mas que aventura.

A questão é que não fui sozinha. Estive acompanhada por pessoas tão coloridas, sabem? E sobrevivi.
Mudei de escola. Ajustei as minhas amizades.. Tive demasiadas crises existenciais e atividades extracurriculares  (não é, Diana?). Fui atacada por imensos ataques de riso que por pouco não me fizeram derrubar cacifos. E por dilúvios de lágrimas que me toldaram a visão.

O 10º ano foi uma cena. Impossível descrever quão agradecida estou.

E ao longo desse tão épico ano fiz 16 anos. O carrossel nunca para de girar, disseram-me uma vez.
Culpei-os por mais acontecimentos dos que me são permitidos. Eles conseguem ser ( e são, 93% das vezes) avassaladores.

A beleza está cá. Eu sinto-a, embora não a veja. Por vezes, consigo cheirá-la até.
Mas sei que vou voltar a vê-la.. E é a isso que me agarro, enquanto imagino pedaços dela de outrora.

Para me resguardar do tumulto que é a minha mente, concentro-me no mundo fictício que encontro nos filmes e livros, acabando esses por me transtornar ainda mais...Vocês sabem como sou. (ou então não)

E a verdade é que já passaram 3 anos desde que partilhei e comentei o primeiro livro aqui no blog. São eles que me salvam. Do mundo. De mim. Dos danos de livros anteriores. E dou comigo a pensar se não estou a enganar a vida real, ao esconder-me noutro mundo só meu. No entanto, sei que enquanto preferir esse mundo àquele que tenho que encarar diariamente, será esse a minha escolha. O lugar onde posso ser quem quiser.

Um dia, tomarei o papel de personagem principal da minha vida a tempo inteiro. Sentir-me-ei em casa na minha própria pele e no meu mundo. O real, dessa vez. Embora saiba que nunca largarei os meus amigos de lombada. Nem quero fazê-lo.
Ou talvez permanecerei para sempre fiel àqueles que falam mais alto que tudo o resto. Tão alto, que sinto o dever de partilhar com toda a gente aquilo que me fazem sentir e imaginar. Aquilo que me fazem ser. Aquilo de que um livro é capaz.

E foram 3 anos de mim, de vocês, de Desbookada. 3 anos de nós. Que orgulho.

Não é desde sempre. E provavelmente não será para sempre. Mas, por favor, que seja.

Até à próxima página,

Desbookada

Resultado de imagem para a vida é trem bala



Comentários

  1. Definitivamente demasiadas atividades extracurriculares! 😜
    Se já leste muitos livros e já viste muitas séries sobre adolescentes, sabes que os 16 são A Idade. A idade de sair à noite e partir o fígado ao meio com álcool. A idade de viver um romance de verão, ou de todas as estações. A idade de ser absolutamente insolente e experimentar, porque mais tarde isso será inadmissível. A idade de estar muito, muito, muito perdido. Algo tão intenso que te abandonará sem que te dês conta sequer.
    Ou talvez não. Talvez seja apenas um concerto em que não podes subir ao palco. Imagina só se as pessoas te ouvissem cantar? Maria santíssima.
    Trata-se de uma escolha. Ou talvez não. Se calhar, não é mais do que uma justaposição perfeitamente coordenada de circunstâncias e acasos. Não sei. Mas sei, ou suspeito, que o que conta é que conte. As coisas têm que contar, Marta! Seja um dia todo fora ou uma maratona de Netflix. Um encontro de amigos ou um livro enorme. O que conta é que te lembres. Lembra-te que tem de contar.
    Parabéns pelos 3 anos de Desbookada! Enquanto tu escreveres, eu vou ler. E já que se fala em anos... Os que tenho passado contigo têm sido dos melhores! Mas deve ser só uma coincidência...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário