Desabafo: O Equilíbrio

Oi criaturas maravilhosas, como estão? 
Eu estou bem. Estou de férias...Por enquanto!
Porque mesmo nós querendo evitar este assunto ao máximo, não conseguimos ignorar que a escola está quase a começar, pelo menos para alguns...
E há dois anos atrás também estava a minha escola quase a começar, mas eram dois cenários completamente diferentes! Fiquem por aqui e perceberão...

Eu sou e sempre fui uma boa aluna. Fui habituada a ser e para além disso interessava-me muito pela escola e gostava realmente de aprender. E isso não mudou. Aliás, a única coisa que mudou foi a minha perspetiva em relação à forma como via o que eu realmente queria para mim. Para MIM!

Então exatamente há dois anos atrás eu preparava-me para mais um ano letivo. Um ano letivo que foi provavelmente o mais esgotante e stressante que tive. Em que, para terem noção, cheguei a estudar 5 horas por dia. Mas a verdade é que acabei com excelentes notas e isso foi ótimo para todos. Para os meus pais que estavam muito orgulhosos. Para os meus professores que se alegravam ao saber que tinham feito bem o seu trabalho. E muita gente me ficou a reconhecer pela "rapariga dos 5" e achavam-me um espetáculo por isso. Presumo eu...
Portanto estava tudo bem, toda a gente satisfeita. Achava eu. Porque havia um pequeno pormenor, há muito esquecido aqui no meio: EU! Euzinha, a Desbookada!
"Mas como, Desbookada?" perguntam vocês (eu sei que não perguntaram mas dá mais drama aqui à história😜) Bem, porque eu achava que era isto que eu queria. E pensando bem, quem não haveria de querer boas notas? Eu achava que queria, mas não assim. Estava tudo ao contrário...

Porque eu não tinha aquilo que é o essencial no meio disto tudo: o EQUILÍBRIO! E sem o equilíbrio, esqueçam...
Eu estava tão pressionada por tudo, por todos, por MIM a ter as melhores notas e a ser uma excelente aluna, que me esqueci de mim. Do que eu queria. 

Mas a culpa não era dos outros. Eu é que me deixava ser influenciada por essa "pressão"... Mas não me arrependo. De nada. Nem das horas a fio a olhar para os livros, nem das tardes em que preferi estar a estudar em vez de estar com os meus colegas. Por que isso fez-me chegar até aqui. Foi preciso ter passado por isso para perceber que algo não estava bem.

E atenção! Não estou, de todo, a incentivar-vos a que não estudem e não se dediquem! Eu tive excelentes notas na mesma, este ano que passou, mas havia equilíbrio. Sabia quando era tempo de estudar e tempo de fazer coisas que eu realmente queria fazer! E senti-me tão bem comigo e tive um ano tão mais relaxado o que influenciou o meu estado de espírito e a minha disposição diária, que, por sua vez, influenciou a minha capacidade de reter a matéria, não tendo sido preciso estudar aquelas horas loucas, mas sim, apenas, as necessárias!

E isto aplica-se a tudo! Não só às notas escolares, mas ao nosso quotidiano. Tudo o que for em excesso e não nos trouxer bem-estar, está errado! Não sei se errado é a palavra certa, uma vez que foi necessário para o meu crescimento, mas havia, sim, muito que tinha que mudar. Nem foi assim muito que mudou. Foi a perspetiva. Tudo depende da perspetiva, não se esqueçam!

E bem, esta é a minha história! Decidi contar-vos porque é sempre importante percebermos os nossos limites, apesar de não ser assim tão fácil!
Dêem sempre o vosso melhor. Façam o máximo que puderem. Mas tirem prazer disso e nunca se esqueçam de manter o equilíbrio. Não tenham medo de errar e de cair. Eu errei. Eu caí. Mas estou aqui.

É isso que eu vou fazer este ano e espero que vocês também façam. Vou dar o meu melhor, mas por mim! Apenas por mim! Não o vou fazer para agradar ninguém. Vou fazê-lo porque é isto que eu quero fazer e sinto-me bem com isto. É apenas este o segredo!

Um bom começo ou continuação de aulas para vocês todos! Ou bom trabalho, se for esse o caso!
Vamos lá equilibrar isto tudo e aproveitar ao máximo este ano que vem! Muito boa sorte a todos 😄!
E caso não estejam assim muito inspirados para o começo das aulas, aconselho-vos a lerem este post que escrevi o ano passado acerca da escola! Espero que gostem:


Até à próxima página,

Desbookada






Comentários